Vírus rouba informações de instituições financeiras de brasileiros
Posted by Unknown
on terça-feira, 6 de agosto de 2013
0
Um vírus que ataca computadores para roubar dados de instituições bancárias dos usuários foi descoberto no Brasil pela empresa eslovaca de soluções em segurança digital ESET. Segundo relatório divulgado nesta segunda-feira, o malware se infiltrava nos PCs por meio da extensão “MulheresPerdidas.exe”, fazendo modificações nele para instalar uma nova extensão no navegador Google Chrome, responsável por coletar informações quando o internauta acessar o site de seu banco. Esses dados então são repassados ao site governamental do RS, que os envia ao hacker.
Vírus usava site do RS como ponte entre vítima e hacker
A página especificamente utilizada não foi revelada pela ESET, mas no relatório é possível ver a presença do “rs.gov.br” em um dos sites utilizados – podendo ser uma página do governo ou de um município daquele estado – para fazer a ponte entre o usuário e o hacker, que recebia as informações em um e-mail hospedado no Yahoo!. Isso teve que ser feito porque no Brasil foi bloqueada a opção que permitia um aplicativo enviar um e-mail diretamente de uma conexão doméstica, passando a ser necessário um intermediário – que no caso é o site governamental do Rio Grande do Sul.
Um dos motivos para o hacker ter escolhido um site do governo é que, de acordo com a ESET, esse tipo de página “provê um maior anonimato ao atacante, que usa um servidor legítimo para o envio dos dados”. Para vírus similares, outras opções de comunicação entre a vítima e o hacker são servidores FTP (protocolo de transferência de arquivo) ou conexão direta com o banco de dados do criminoso. Não há informações por parte da ESET sobre a quantidade de pessoas que foram afetadas por este ataque.
Sites governamentais no Brasil são perigosos
Não é de hoje que surgem notícias negativas em relação a endereços de governos brasileiros nainternet. O país é o mais ‘perigoso’ nesse quesito na América Latina, segundo levantamento de dados feito pela mesma ESET. Dentre todas as páginas de governos do continente que tiveram alguma ameaça encontrada durante o estudo, mais de 30% estavam hospedadas no Brasil.
Vazamento de dados também ocorre no país
Não bastasse a pouca segurança nos sites governamentais brasileiros, mais de 60 casos de vazamento de informações de órgãos federais do país foram contabilizados de janeiro a junho deste ano segundo relatório do Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança de Rede de Computadores da Administração Pública Federal (CTIR-Gov).
Tagged as: Segurança
Sobre o autor
O mundo na palma da sua mão!
Receba as atualizações
Assine nossa newsletter e-mail para receber atualizações.
Compartilhe este Post
post relacionado
0 comentários: