Diferença entre Microsoft e Apple no mercado de smartphones cai quase 25%

Posted by Unknown on segunda-feira, 5 de agosto de 2013 0

A distância da Microsoft para a Apple em relação à participação das empresas no mercado desmartphones caiu em quase 25% entre o primeiro semestre de 2012 e o mesmo período de 2013, de acordo com estatísticas divulgadas pela empresa norte-americana de análise de mercado e marketing, Strategy Analytics. Os dados referentes aos seis primeiros meses do ano passado mostravam uma distância de 13% entre a segunda e a terceira colocada no ranking geral, número que caiu para 9,7%.

Mercado de smartphones: Microsoft e Android crescem; Apple e outros sistemas diminuem

Ao fim do segundo trimestre de 2012 a empresa de Redmond registrava marketshare de 3,6%, enquanto a Maçã alcançava 16,6%. Já nos dados mais recentes divulgados, referentes até o mês de julho de 2013, os números alternaram para 3,9% e 13,6%, respectivamente. O crescimento da MS no período foi de quase 10%, enquanto a Apple teve queda superior a 15%. No período analisado de 2012 a Microsoft vendeu 5,6 milhões de aparelhos, contra 8,9 milhões em 2013, já a companhia de Cupertino comercializou 26 milhões de gadgets ano passado, contra 31,2 milhões este ano.
O Android permanece líder isolado, saltando de 69,5% para 79,5% na sua participação de mercado, crescendo cerca de 15%. As vendas dos smartphones com este sistema operacional – que existem em quantidade bem maior – são bem maiores: 108,7 milhões no primeiro semestre de 2012 e 182,6 milhões até o primeiro semestre de 2013. Os demais sistemas operacionais e empresas, somados, atingem uma fatia de 3% do mercado atualmente – ano passado o número era de 10% –, tendo 6,9 milhões de aparelhos comercializados em 2013, contra 16,2 milhões no período em questão de 2012.
O crescimento da Microsoft é reconhecido pelos executivos da Strategy Analytics. “A Microsoft está progredindo ao prover suporte aos aparelhos da Nokia. No entanto, acreditamos que o WP8 ainda precisa de melhoramentos em pelo menos duas áreas. Primeiro, a taxa de licença cobrada pelas fabricantes do WP8 deve ser mais competitiva. E depois, a Microsoft deve apoiar tecnologias mais avançadas, tais como chips octa-core”, afirma uma das analistas da empresa, Linda Sui.

Nokia reclama da falta de apps do WP8

O vice-presidente da Nokia, Bryan Biniak, pediu à Microsoft que ela dê mais atenção ao seu sistema operacional móvel dela, durante entrevista concedida ao site International Business Times UK esta semana. Na ocasião, Biniak afirmou que “não pode vender um smartphone sem os aplicativos”, justificando a cobrança feita à Redmond. Para ele, a MS não pode esperar mais para realizar grandes ações em prol do Windows Phone.

Crescimento maior foi registrado pelos tablets

A Strategy Analytics divulgou no final de julho outro relatório referente à participação de mercado, desta vez analisando os tablets. Nele, a Microsoft teve uma melhora ainda mais significante em seus números, vendo sua fatia de mercado se multiplicar em nove vezes. Os dados sobre esse tipo de gadget mostraram que a empresa de Redmond foi a responsável por mais de dois milhões de aparelhos comercializados.

Sobre o autor

O mundo na palma da sua mão!

Receba as atualizações

Assine nossa newsletter e-mail para receber atualizações.

Compartilhe este Post

post relacionado

0 comentários:

© 2013 Like Aqui. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger templates. Proudly Powered by Blogger.
back to top Licença Creative Commons
Like Aqui de José Vicenthe é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Baseado no trabalho em Like Aqui.
Perssões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://likeaqui.blogspot.com.
Like Aqui (José Vicenthe) / CC BY 3.0