Video: Cientistas criam hambúrguer sintético
Posted by Unknown
on terça-feira, 6 de agosto de 2013
0
Depois de cinco anos de pesquisa, cientistas conseguiram criar um hambúrguer sintético feito a partir de células-tronco. E segundo degustadores que experimentaram a carne, depois de preparada em uma frigideira, o sabor é “parecido” com o de carne.
Hambúrguer sintético pode eliminar necessidade de criação e abate de animais para produzir carne
O hambúrguer foi cultivado em um laboratório usando células-troncos bovinas e teve um custo de 250 mil euros, cerca de 760 mil reais.
Ele tem um aspecto comum, redondo e avermelhado. Ele conta também com materiais comuns de cozinha, como sal, miolo de pão e ovo desidratado, além de 20 mil fitas de proteína de laboratório e suco de beterraba e açafrão, usados para dar cor.
No evento em Londres, que foi televisionado, e que apresentou a novidade, os degustadores observaram a ausência de gordura na carne. E quando foram incitados a darem mais detalhes sobre o sabor, o crítico gastronômico Josh Schonwald disse que lembra um “bolo de proteína animal”.
Mark Post, da Universidade de Maastricht, na Holanda, o cientista responsável pela criação, também ficou animado com o resultado. Disse que é um ótimo começo.
A ideia é mostrar para todos que, no futuro, a carne não precisa vir necessariamente da criação e abate de milhões de animais – o que é um processo extremamente caro para a economia. “A atual produção de carne está no seu máximo – precisamos encontrar uma alternativa”, disse Post.
Quando jornalistas se propuseram a experimentar a carne, o cientista recusou o pedido, dizendo que não havia o suficiente para todos. Mas que serviria ela aos seus filhos, se referindo a um futuro próximo.
Tagged as: Ciência e Espaço, Destaque

O mundo na palma da sua mão!
Receba as atualizações
Assine nossa newsletter e-mail para receber atualizações.
Compartilhe este Post
post relacionado
- Video: Cientistas criam hambúrguer sintético
- Novas fotos confirmam lente que torna smartphone em câmera fotográfica
- Windows 8.1 será lançado no dia 18 de outubro
- WhatsApp é atualizado e agora permite mensagens de voz
- Microsoft lança o Windows Phone App Studio
- Japão sinaliza parceria com o Brasil para pesquisas científicas
- Lua de Júpiter pode ser habitada pelo homem
0 comentários: