Uso de grafeno em telecomunicações pode aumentar 100 vezes velocidade da internet
Posted by Unknown
on segunda-feira, 5 de agosto de 2013
0
Físicos da Universidade de Bath e Exeter, no Reino Unido, revelaram que o grafeno em telecomunicações pode aumentar em até 100 vezes a velocidade da internet atual. Isso porque o material oferece taxas de resposta extremamente curtas.
Grafeno em telecomunicações pode aumentar velocidade da internet
As informações digitais dos satélites são transmitidas por fibras ópticas, lasers e fotodetectores. E como eles são enviados por luz e guiados usando interruptores ópticos, eles convertem esses sinais em pacotes de fótons, ou uma série de pulsos.
Hoje em dia as chaves ópticas dos sistemas de telecomunicações emitem um pulso a cada cerca de um trilionésimo de segundo. Mas é possível aumentar a quantidade de pulsos por disparo, o que aumentaria muito a velocidade.
A equipe de cientistas de Thomas Limmer, que foca seus estudos no uso do grafeno em telecomunicações, descobriu que a taxa de resposta de um detector óptico à base de grafeno é cerca de 100 vezes superior em rapidez do que os materiais usados atualmente.
Este dispositivo, porém, não é feito completamente de grafeno, mas sim conta com uma camada com o material.
“Nós observamos uma taxa de resposta óptica ultrarrápida usando o ‘grafeno de poucas camadas’, que tem aplicações interessantes para o desenvolvimento de componentes optoeletrônicos de alta velocidade”, disse o professor Enrico Da Como, coordenador do experimento. “Esta resposta rápida está na parte infravermelha do espectro eletromagnético, onde muitas aplicações em telecomunicações, segurança e também na medicina estão sendo desenvolvidas”.
O material também pode ser usado em outros componentes, como os lasers quânticos, que são utilizados para monitorar a poluição.
Sobre o autor
O mundo na palma da sua mão!
Receba as atualizações
Assine nossa newsletter e-mail para receber atualizações.
Compartilhe este Post
post relacionado

0 comentários: