Responder SMS dormindo é doença, afirma especialista

Posted by Unknown on segunda-feira, 5 de agosto de 2013 0

Você já acordou com um barulho de notificação do seu celular ou smartphone e respondeu uma mensagem de texto enquanto estava praticamente dormindo? Então você pode ser considerado doente! Isso porque o hábito de interromper o sono para ler e digitar algo – mesmo que não faça sentido – em um dispositivo móvel é considerado um vício, já que atrapalha o sono e pode gerar consequências negativas no dia seguinte, como explica o especialista do EOS Sleep Centers, Josh Werber, em reportagem do site Business Insider.

Cuidado, responder SMS dormindo pode resultar em respostas sem sentido!

Uma pesquisa coordenada pela professora Elizabeth Dowdell na Villanova University, nos EUA, com 300 jovens indicou que quase 35% deles já acordaram e responderam uma mensagem de texto durante a noite ao menos uma vez, e metade dos entrevistados admitiu que o aparelho já atrapalhou o sono em algum momento, o que é preocupante para Werber. “Quando não estamos totalmente entregues ao sono, não descansamos o suficiente e isso pode afetar nossas habilidades cognitivas”, alerta ele.
O estudo ainda revelou que o que é escrito quando a pessoa está no ‘modo zumbi’ pode não fazer muito sentido. Como exemplo dado por Dowdell está um jovem que recebeu um SMS de um colega sobre a aula de anatomia, e a resposta foi: “Eu adoro isso. Eu te amo! Você é a luz da minha vida”. Em alguns casos, os jovens só tomam conhecimento do que responderam durante a madrugada no dia seguinte, quando acordam e checam o histórico de mensagens de texto do celular.
A recomendação da coordenadora da pesquisa é que se você se enquadra nessa situação, deixe os gadgets longe da cama, no modo silencioso ou até mesmo desligado durante o período de sono. “A tecnologia é realmente sedutora, mas no final do dia você precisa dar a si mesmo a permissão de descansar. Talvez a gente não precise ficar conectado 24h por dia, bastam 18h”, declara Dowdell, fazendo referência ao tempo mínimo recomendado de sono para uma noite, que é de seis horas.

Smartphones podem causar hérnia

Não bastasse atrapalhar o sono, os smartphones podem causar hérnia, segundo estudo feito pela Korean National Health Insurance Corporation. O motivo é a forma como a maioria das pessoas utiliza esse tipo de aparelho, que consiste em olhar para baixo, abaixando levemente a cabeça, e curvar a coluna. A pesquisa aponta que em 573.912 pessoas apresentaram quadro de hérnia de disco cervical na Coreia do Sul em 2007, número que pulou para 784.141 em 2011, com destaque para pacientes com cerca de 20 anos de idade.

Tagged as:
Sobre o autor

O mundo na palma da sua mão!

Receba as atualizações

Assine nossa newsletter e-mail para receber atualizações.

Compartilhe este Post

post relacionado

0 comentários:

© 2013 Like Aqui. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger templates. Proudly Powered by Blogger.
back to top Licença Creative Commons
Like Aqui de José Vicenthe é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Baseado no trabalho em Like Aqui.
Perssões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://likeaqui.blogspot.com.
Like Aqui (José Vicenthe) / CC BY 3.0