Mais de 30% dos internautas brasileiros se comunicam por chamadas de vídeo

Posted by Unknown on segunda-feira, 12 de agosto de 2013 0


Uma pesquisa realizada online pela empresa Ericsson com 1,8 mil pessoas no Brasil com idade geralmente entre 20 e 24 anos constatou que 31% deles têm o hábito de se comunicar por meio de chamadas de vídeo. Geralmente o programa utilizado é o Skype, e nem sempre as chamadas são para pessoas distantes geograficamente. “Percebemos que 80% das pessoas falam com os amigos, ou pessoas próximas, dentro do Brasil mesmo”, declarou o Especialista da Área de Consumo da empresa para América Latina e Caribe, André Gualda.

Chamadas de vídeo x Mensagens de texto

Mas as chamadas em vídeo não se resumem para contatos pessoais. Gualda ainda ressalta que os métodos convencionais estão se tornando opção no mundo corporativo. “Outro fator importante é que as pessoas estão se adaptando para os negócios também. Empresas que não tem sistema de teleconferência utilizam esse sistema como opção de negócios, o que facilitou acomunicação em termos de investimento”, afirmou ele.
Dentre as conferências em vídeo, 30% são realizadas por meio de smartphones, porcentagem que sobe para 77% quando se trata de chamadas de voz, também analisadas no estudo. Para o especialista latino-americano da Ericsson, esse número só não é maior porque “nem todo mundo tem smartphone ainda”. No entanto, de acordo com ele, “a tendência é que até 2017 isso [porcentagem de chamadas de voz feitas por smartphones] cresça até 50%”.
No caso das chamadas de voz, a fatia de internautas entrevistados que utilizam constantemente esse recurso também aumenta, chegando aos 40%. O principal aparelho usado para essa função são os tablets, tendo sido utilizado em algum momento por 91% das pessoas. Em seguida vêm os notebooks, com 82%, e logo depois os desktops – computadores de mesa –, com 80%.
Por fim, o levantamento indagou os entrevistados sobre o uso ou não de mensageiros instantâneos de texto – o que vale tanto para chats, quanto para redes sociais. Essa pergunta foi respondida positivamente por 51% das pessoas. Gualda ainda conta que em alguns casos o contato em chats só é feito se a outra pessoa se mostrar disponível.
“Só vou te incomodar se você estiver online, foi o que 14% [dos entrevistados] responderam. Acho que esse é o principal fator: eu posso ver se você está online”, declarou o executivo, que finalizou afirmando que outro fator que deve ser levado em consideração é a velocidade da conversa, por isso o primeiro contato só é feito com quem se mostra online em alguns casos.

Tagged as: , ,
Sobre o autor

O mundo na palma da sua mão!

Receba as atualizações

Assine nossa newsletter e-mail para receber atualizações.

Compartilhe este Post

post relacionado

0 comentários:

© 2013 Like Aqui. WP Theme-junkie converted by BloggerTheme9
Blogger templates. Proudly Powered by Blogger.
back to top Licença Creative Commons
Like Aqui de José Vicenthe é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada.
Baseado no trabalho em Like Aqui.
Perssões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://likeaqui.blogspot.com.
Like Aqui (José Vicenthe) / CC BY 3.0