Japão sinaliza parceria com o Brasil para pesquisas científicas
Posted by Unknown
on segunda-feira, 12 de agosto de 2013
0
O Presidente da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia (JST), Michiharu Nakamura, chefiou uma deleção de pesquisadores japoneses que veio ao Brasil recentemente visitar FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Instituto Butantan e USP, dentre outros locais, e afirmou que o Japão já possui laços por aqui, para realizar pesquisas científicas. “Consideramos a FAPESP um parceiro potencial importante com quem queremos trabalhar conjuntamente”, declarou ele.
Brasil e Japão podem fazer aliança em busca de pesquisas científicas
Apesar do Japão ser reconhecido mundialmente no campo da ciência e da tecnologia, Nakamura não acredita que o caminho seja avançar sozinho nos estudos. “Temos um número elevado de pesquisadores de alto nível, mas, ainda que alto, é um número insuficiente. Além disso, consideramos fundamental a ‘circulação de cérebros’ e a construção de redes profissionais, por isso encorajamos os cientistas japoneses a trabalhar em conjunto com colegas de outros países”, explicou.
O Presidente da JST ainda conta que “pesquisa é uma atividade que demanda muito tempo e risco. Nem sempre dá os resultados esperados ou mesmo um resultado significativo”. Como solução, ele aponta a união entre países para realizar pesquisas, que é um dos objetivos da agência japonesa, por meio da “criação de um ecossistema global de inovação. Queremos globalizar a P&D (pesquisa e desenvolvimento)”, conta Nakamura.
Essa não é a primeira vez que os países trocam experiências, em março deste ano o Presidente da FAPESP, Celso Lafer, comandou um grupo de brasileiros que foi até Tóquio se encontrar com membros da JST. O próprio Nakamura considera os países próximos, “apesar da distância geográfica”. “Temos programas de pesquisa em conjunto com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e, desta vez, viemos ao país para conhecer melhor o sistema de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo em busca de potenciais parcerias”, ressalta o japonês.
Tagged as: Ciência e Espaço

O mundo na palma da sua mão!
Receba as atualizações
Assine nossa newsletter e-mail para receber atualizações.
Compartilhe este Post
0 comentários: